Central de agendamento:

11 4565-5155

NOSSOS 

EXAMES

 

  • Ressonância
  • Tomografia
  • Ultrassonografia
  • Mamografia
  • Raio-X

Ressonância Magnética

ressonancia_magnetica

Ressonância Magnética

É uma tecnologia médica de imagem que utiliza um campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens detalhadas de órgãos internos e tecidos.

 

Ressonância Magnética é um exame que não envolve radiações e não exige preparações. Esta tecnologia pode ser utilizada para investigar praticamente todas as partes do corpo, sendo frequentemente usada para examinar o cérebro, articulações e discos da coluna vertebral.

 

O exame oferece excelentes imagens de tecidos moles e órgãos vitais, e é frequentemente utilizada para detectar anomalias no cérebro, articulações e discos da coluna vertebral. É considerada atualmente a tecnologia mais avançada para a examinação de lesões cerebrais, lombares e tumores.

Tomografia Computadorizada

tomografia_computadorizada

Tomografia Computadorizada

É uma técnica de diagnóstico que usa Raios-X para captar imagens de alta-denição do corpo. Esta tecnologia permite a produção rápida de informações detalhadas sobre diversas partes do corpo, incluindo os pulmões, ossos, tecidos moles, coração e vasos sanguíneos.

 

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de contraste para obtenção de maior detalhe sobre parte do corpo a examinar. Por exemplo, uma tomograa computadorizada abdominal e/ou pélvica tipicamente requer o uso de contraste, administrado oralmente para permitir uma melhor visualização do tubo gastrointestinal. Em outras situações também pode ser útil a administração endovenosa de contraste.

 

O exame da tomografia computadorizada é rápido e não provoca qualquer dor. O exame é feito com o paciente deitado, com a parte do corpo sob examinação dentro do equipamento. O equipamento é ventilado, iluminado e aberto nas duas extremidades.

Raio-X

raiox_digital

Raio X Digital

Raio X, apesar do desenvolvimento de novas tecnologias como a tomografia computadorizada, ultrassonografia e a ressonância magnética, o raio X normal continua sendo uma ferramenta importante para muitos diagnósticos médicos.

 

Esta tecnologia utiliza um gerador de raio X para transmitir um feixe através de um corpo ou objeto; o feixe passa pelas diferentes partes do corpo em diferentes quantidades dependendo da densidade de cada parte, e essas variações são capturadas num lme sensível ao tipo de feixe.

 

Enquanto partes do corpo de maior densidade como ossos absorvem raios X particularmente bem, tecidos de menor densidade tais como músculos absorvem menos raios X. Estas diferenças geram o contraste que pode ser observado em imagens típicas de raio X, com os ossos aparecendo mais claros, e partes menos densas mais escuras.

Ultrassonografia

ultrassonografia

Ultrassonografia

É um tipo de exame de imagem que utiliza ondas sonoras com frequências acima das audíveis pelo ouvido humano, designadas por ultrassom, que permitem observar o funcionamento dos órgãos e tecidos no interior do corpo.

 

Procedimento da Ultrassonografia

A ultrassonografia tipicamente envolve a utilização de um pequeno aparelho transdutor ligado a um computador, com o auxílio de um gel que é aplicado sobre a região do corpo sendo examinada.

 

O transdutor emite ondas sonoras que atravessam a parte do corpo sob observação, e dependendo da densidade dos tecidos e órgãos, são reetidas por eco e transformadas pelo equipamento em formato de imagem.

Os equipamentos de ultrassonografia permitem avaliar diversos órgãos internos. A versão doppler scan permite a análise da circulação sanguínea e vascularização, revelando deste modo informações mais detalhadas sobre os órgãos e tecidos.

 

A ultrassonografia pode ser utilizada na prevenção, no diagnóstico e acompanhamento de tratamentos médicos, e para guiar procedimentos de intervenção como biópsias, punções e drenagens.

 

Os ultrassons (ultrassonografias) mais solicitadas tendem a ser o obstétrico, morfológico, abdome, pélvico, mamas, tireóide, articulações, e doppler vascular.

Mamografia

mamografia

Mamografia

 um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X (RX) chamado mamógrafo.

 

O exame permite identicar nódulos e calcicações, e deste modo identicar precocemente o câncer de mama. Algumas estudos demonstram que a mamograa regular pode reduzir em 30% as mortes por câncer de mama.

 

Existem dois tipos mamografia: a convencional e a digital. Ambas utilizam RX para a produção da imagem da mama, mas enquanto a mamograa convencional captura o resultado da exposição da mama em lme, a mamograa digital transforma o RX em sinal elétrico e transmite-o para um computador.

 

A mamografia digital oferece algumas vantagens em relação à convencional, como por exemplo o armazenamento eletrônico e recuperação da imagem mamográfica, e a possibilidade de ampliar alguma área da mama para análise mais detalhada.

 

Aplicações da Mamografia

A mamografia é indicada principalmente para o rastreamento do câncer de mama. O exame é tipicamente recomendado a partir dos 40 anos, sendo que para alguns grupos de maior risco (pessoas casos de câncer de mama na família próxima) recomenda-se fazer a mamograa dez anos antes da idade no caso mais precoce entre as parentes que tiveram o câncer.